AMBIENTE VIRTUAL – UM NOVO ESTILO DE VIDA E APRENDIZAGEM

Há tão pouco tempo atrás, a coisa mais natural seria acordar, tomar café, levar os filhos à escola, ajudar nas tarefas escolares, trabalhar, ir ao supermercado, cuidar da casa, cônjuge e filhos, dormir e no dia seguinte a mesma rotina. Hoje uma simples ida ao supermercado se tornou quase um evento e se adaptar ao ambiente virtual se tornou uma necessidade.

Um mundo em transformação

Em meados de março de 2020, houve uma reviravolta, o mundo mudou e então surgiu um turbilhão de dúvidas em relação ao cotidiano, ao trabalho em home office, viagens, educação em casa, e tivemos que repensar muitas coisas. 

Do dia pra noite, professores em home office precisaram se reinventar para atender as necessidades dessa nova realidade.

Alunos estudando em casa tiveram que rapidamente desenvolver novas habilidades que permitissem a continuidade de sua aprendizagem em um ambiente virtual.

Assim, todos se viram em uma mesma tempestade, em barcos diferentes, indo em uma direção até então desconhecida.

Dessa forma, pais engenheiros, administradores, empreendedores, entre outros, que há algum tempo já não tinham mais contato com os conteúdos escolares, tiveram que ajudar seus filhos nas tarefas de português e matemática.

Isso gerou um desconforto na própria rotina dos pais, além da insegurança sobre o aproveitamento do aprendizado pelos estudantes,  já que os pais não possuem o conhecimento pedagógico necessário.

Embora muitos pensassem que fosse algo passageiro, essa realidade permaneceu e veio para mudar muitos paradigmas e o ensino em casa passou a ser visto com outros olhos e o aperfeiçoamento de todos foi acontecendo.

Escola, professores, apoiadores pedagógicos, alunos, famílias, todos se reinventaram para que o ensino fosse bem conduzido e os alunos continuassem aprendendo de uma forma leve e prazerosa. 

E sim, isso foi possível, os professores aplicaram o seu conhecimento de forma online, os estudantes aprenderam e se adaptaram de forma rápida junto com o apoio de suas famílias além do apoio pedagógico.

Nós, da Academia do Aprender desenvolvemos esse Apoio Pedagógico para que os estudantes possam aprender mais e melhor mesmo no ambiente virtual.


Oportunidades que a educação através do ambiente virtual nos proporcionou – O que este novo conceito nos ensinou

O ensino em casa resgatou alguns momentos prazerosos, dos quais haviam sido esquecidos e que são importantes para o bom convívio familiar e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Destacamos os pontos a seguir:

Convívio familiar

A partir disso, notou-se também, a  importância dentro do convívio familiar das crianças a participação em novas rotinas como, fazer um prato diferente, arrumar a casa juntos, cantar músicas, ler histórias, brincar juntos.

Essa interação proporciona um maior vínculo e uma melhor convivência, visto que essas novas atividades trazem uma sensação de prazer, além da experiência de fazer algo novo.

crianças em casa
Família cozinhando

Empatia com o próximo, cuidado, proteção, preocupação


Todo o cuidado que passamos a ter consigo mesmo e com nossos familiares, gerou uma mudança de comportamento e um olhar para o próximo de forma diferente.

Valorizando mais a vida e respeitando as diferenças, pois, desde o mais rico até o mais necessitado foi atingido, acendendo um alerta maior para esse cuidado individual e coletivo.

cuidado com idosos na quarentena
Empatia com idosos durante a quarentena

Acesso a conteúdos diversificados no ambiente virtual

A quarentena encurtou distâncias entre fontes de conteúdo, dos quais é possível ter um professor em qualquer lugar do mundo.

Com isso, houveram várias adaptações dentro do ensino online, facilitando o acesso dos estudantes a diversas plataformas de ensino em diferentes áreas de atuação possibilitando a aprendizagem remota com um aproveitamento efetivo.

Estudantes em aula online
Estudantes de várias idades aprendendo sobre diferentes assuntos

Fazendo uma analogia, não tivemos essa oportunidade antes, com nossos pais, cuidadores e escola. O ensino era diferente e muitas vezes não era possível estar juntos, e que bom, com a tecnologia, hoje isso é possível!

Mesmo sabendo que não somos pedagogos, podemos lembrar o quão importante foi o ensino na época em que estudamos, pois, dessa forma podemos ajudar as crianças/adolescentes nessa fase tão importante. 

Aos poucos, a rotina irá voltar ao normal e para os pais que já estão no trabalho distante dos seus filhos, unir rotina, criatividade, apoio pedagógico e paciência é fundamental para tornar essa fase mais proveitosa.

Este é sem dúvidas, um período que ficará marcado na memória de todos, principalmente das crianças.

Portanto, criar boas lembranças, e viver cada dia como se fosse único, é essencial e que todos aprendam que nessa vida o que importa mesmo é aquilo que fazemos com dedicação e amor, todos os dias.

Dessa forma, acreditamos que ao passar esse período, teremos uma aprendizagem mais significativa, com alunos mais ativos, transformando o mundo através de sua essência.

Ou seja, crianças que não somente aprendam a repetir algo, mas sim que encontrem soluções para problemas difíceis.

Assista no vídeo abaixo pequena reflexão e alguns insights sobre os desafios e aprendizagem que tivemos com as aulas e home office em ambiente virtual.

Como o nosso Apoio Pedagógico pode somar no Aprendizado

Nós da Academia do Aprender, estamos preparados para ajudar evolução dos estudantes, capacitando os alunos através do ambiente virtual com uma metodologia que considera características comportamentais e cognitivas.

Potencializando a aprendizagem para que os seus filhos possam atingir o seu potencial máximo nos estudos através de um método de ensino flexível e adaptado a necessidade única de cada aluno.

Assim, ensinamos as matérias, implementamos hábitos e métodos de estudos eficientes e ainda acompanhamos a rotina escolar, assessorando pais e responsáveis.

Contudo, esperamos que cada aluno possa enriquecer o seu conhecimento, mesmo em meio às adaptações e aproveitar ao máximo o seu aprendizado para transformar cada dia mais o meio em que vive, construindo um mundo melhor através do seu olhar único e essencial.

Para mais dicas e conteúdos sobre o nosso dia-a-dia, siga o nosso Instagram.

Quer saber mais nossos serviços? Solicite uma avaliação gratuita!
Será um prazer atendê-lo (a)!