COMO RESOLVER UMA QUESTÃO DE CITOLOGIA DE FORMA EFICIENTE

Saiba como resolver uma questão e se preparar para a banca

Os nossos sentimentos são fundamentais para uma boa resolução de provas. Você já deve ter escutado ou mesmo passado pela situação do: deu branco. Quando você estuda um conteúdo e no momento chave não consegue lembrar, muito provavelmente isso esteja envolvido com suas emoções. Nesse artigo, vamos entender como resolver uma questão de citologia de forma eficiente.

O pânico não deixa a gente pensar racionalmente e isso pode liberar alguns hormônios, como o cortisol. Esse hormônio tem a função de preparar a gente para lidar com ações de perigo que exijam que estejamos alertas, e com isso, inibe o processo da gente compreender e reter novas informações. Isso indica para o nosso cérebro que algo desagradável está ocorrendo e ele como uma máquina perfeita vai bloquear o que te faz mal. Ou seja, se você estudar alguma matéria, mas não gosta, sente raiva por ter que aprender aquilo, medo por não conseguir aprender tão bem, seu cérebro vai bloquear essa informação ao invés de guardar, uma vez que isso te causa tanto desconforto e mal estar. 

Seu cérebro quer sentimentos que te tragam felicidade, por isso, na hora de estudar, se esforce para ter sentimentos positivos em relação àquele momento. Na hora da prova, eu sei que é difícil, tente controlar sentimentos como ansiedade, medo, pavor. Isso pode bloquear vários canais de comunicação do seu cérebro prejudicando o modo como você resolve as questões. 

Ao invés disso, veja a prova como a porta de entrada para um desejo, uma meta que você quer alcançar. Você fez o seu melhor. Por exemplo: a primeira questão tem um texto enorme e você ainda não está concentrado para fazê-la. Leia o comando da questão e depois volte ao texto. Respire. Peça ao fiscal para ir beber água, mesmo sem sede. Mas Dani, dessa forma eu perco tempo de resolução de questões. Você vai conseguir resolver alguma coisa se não estiver concentrado? Se estiver muito nervoso com o início da prova? Não. Então, por favor, melhor “gastar” cinco minutos e ficar bem para o restante da prova do que não conseguir fazer a prova.

Leitura da questão

Vamos fazer a leitura da seguinte questão: 

(PUC-MG) A figura a seguir é o esquema de uma célula eucarionte animal, na qual são destacados componentes livres ou compartimentados por membranas internas que constituem em seu conjunto o que se convencionou denominar de organelas celulares eucariontes.

A esse respeito foram feitas as seguintes afirmações:

I. Mitocôndria e carioteca possuem dupla membrana que compartimentam, respectivamente, processos energéticos e de síntese de polirribonucleotídeos como os acumulados no nucléolo.

II. A expressão gênica depende exclusivamente de processos que ocorrem no núcleo onde se produzem os RNAm que darão origem a proteínas funcionais, independentemente de futuros processamentos.

III. O R.E.R. é normalmente abundante em células que sintetizam grandes quantidades de proteínas de exportação, como é o caso de glândulas que secretam enzimas digestivas e células plasmáticas que secretam anticorpos.

IV. O complexo de Golgi pode modificar proteínas originadas no R.E.R. que, além de concentrar e empacotar, endereça as proteínas em vesículas aos seus destinos celulares.

V. O R.E.L. participa da produção de moléculas lipídicas como os fosfolipídios de membranas e de hormônios esteroides a partir da modificação do colesterol.

São afirmações VERDADEIRAS apenas.

  1. I, II, III e IV.
  2. I, II, IV e V.
  3. I, III, IV e V.
  4. II, III, IV e V.

Leitura eficaz da questão

vestibular

Depois da primeira leitura, você vai notar as palavras chaves e as várias informações que você já possui a respeito da questão em si. Essa questão, especificamente, traz no comando que ela será sobre uma CÉLULA EUCARIONTE ANIMAL. Já sabemos então que é uma célula que possui núcleo, lisossomos, não tem parede celular, entre outras características. Dani, fale por você. Eu não tinha pensado nisso não. É por isso que eu estou aqui. 

Talvez, para essa questão em si, a gente nem use essas informações, mas uma questão pode ajudar na resolução de outra, por isso é tão importante uma visão ampla da prova e uma boa leitura/interpretação.

A questão traz cinco frases, vamos analisar e corrigir uma a uma. Costumo dizer que a gente tem certeza que sabe a questão, não porque sabe a alternativa correta apenas, mas porque consegue “enxergar” o erro das outras alternativas. Isso vale para várias questões. Talvez você não saiba a resposta correta de um exercício em si, mas você tem certeza das que estão erradas, isso pode te auxiliar a eliminar algumas alternativas.

Vamos a correção, e claro, eu vou te passar informações adicionais para que você ESTUDE pela questão.

I. Mitocôndria e carioteca possuem dupla membrana que compartimentam, respectivamente, processos energéticos e de síntese de polirribonucleotídeos como os acumulados no nucléolo. Alternativa correta. Mitocôndria e Carioteca (membrana nuclear, envelope nuclear) são membranas constituídas por dupla camada (duas membranas formadas por uma bicamada lipídica). A mitocôndria atua exatamente nos processos onde a energia é formada por meio da respiração celular. A carioteca possui poros por onde o conteúdo nuclear como RNAm, por exemplo, saem para passar pelo processo de Tradução, além disso os nucléolos são responsáveis, entre outras coisas, pela produção de RNA’s ribossômicos.

II. A expressão gênica depende exclusivamente de processos que ocorrem no núcleo onde se produzem os RNAm que darão origem a proteínas funcionais, independentemente de futuros processamentos. Alternativa incorreta. A gente sabe que o processo de Transcrição (DNA – RNAm) acontece de fato no núcleo, mas a Tradução (RNAm – Proteínas), acontece no citoplasma celular. Muito cuidado com palavras que excluem completamente outras funções, partes, síntese, como a palavra EXCLUSIVAMENTE.

III. O R.E.R. é normalmente abundante em células que sintetizam grandes quantidades de proteínas de exportação, como é o caso de glândulas que secretam enzimas digestivas e células plasmáticas que secretam anticorpos. Alternativa correta. Quando falamos em Retículo Endoplasmático Rugoso, precisamos lembrar que essa rugosidade é por conta dos ribossomos que estão “aderidos” em sua membrana, e ribossomo SEMPRE lembra a produção de proteínas.

IV. O complexo de Golgi pode modificar proteínas originadas no R.E.R. que, além de concentrar e empacotar, endereça as proteínas em vesículas aos seus destinos celulares. Alternativa correta. Além dessas funções vale lembrar que o complexo de Golgi possui duas faces, a face Cis e a face Trans. A face Cis, mais perto do R.E.R é a “porta de entrada” das proteínas que passarão por um processo de maturação na face Trans e saírão por essa face. Dani, a questão não cobrou isso. Eu sei, isso se chama: saber estudar com questões. Vi nos últimos anos algumas questões sobre o complexo de Golgi e suas faces. Deixei esse comentário exatamente para vocês terem mais conteúdo, e de forma significativa.

V.O R.E.L. participa da produção de moléculas lipídicas como os fosfolipídios de membranas e de hormônios esteroides a partir da modificação do colesterol. Alternativa correta. Essa é a função do Retículo Endoplasmático Liso, liso, pois não possui ribossomos, e sua função principal é participar no processo de formação de moléculas de lipídios.

A importância de resolver várias questões antes da prova

É muito importante que você separe um tempo diariamente para resolver questões. Porém, não apenas encontre a resposta correta.  Estude pela questão. Faça como eu fiz na questão acima. Mas Dani, vai demorar muito. Eu vou precisar procurar a resposta. Exatamente, você vai precisar ESTUDAR! Na questão acima vários conteúdos de citologia foram abordados, e fazendo pela questão a chance de você aprender é muito maior. É mais vantagem fazer 5 questões bem feitas do que responder 20, acertar 5 e não saber o motivo de ter errado as outras. Com o erro a gente aprende. 

Eu tenho plena convicção de que é quase impossível fazer uma prova de vestibular e saber todo o conteúdo do edital. Por isso, é fundamental saber fazer questões. Mas Dani, e se eu não souber nada do conteúdo da questão? Meu bem, mesmo sem saber nada, faça uma leitura bem feita. Interpretação é fundamental para todas as disciplinas. Saber interpretar o comando da questão, gráfico, tabela é necessário para as questões que você sabe o conteúdo e é indispensável para aquelas que você não sabe. 

Na questão que acabamos de resolver, por exemplo, se você olhar para as alternativas você percebe que apenas uma afirmação estará incorreta de acordo com a gabarito. Ou seja, mesmo sem saber todas as alternativas, se você souber qual está errada você consegue responder. 

Tenha um tempo dedicado a estudar o material teórico, mas tenha também, um tempo reservado para resolver questões, principalmente do vestibular que você vai tentar. Dessa forma, você já se familiariza com o modo que a banca em questão cobra cada assunto.

Como a aprendizagem com o método correto pode te auxiliar?

Vem conferir com a gente os nossos outros materiais e redes sociais.
Aqui você encontrará a resolução dessa questão e muitas outras!

Leia também sobre Transcrição e Tradução Gênica
Youtube – Assista novas questões em nosso canal

Instagram – Siga o nosso Instagram

Sobre a autora:

Biologia

Daniela Camporez

Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestra e Doutora em Biotecnologia pela Universidade do Espírito Santo com ênfase em doenças neurodegenerativas. Pós graduada em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário UniAmérica. Sócia da empresa Academia do Aprender. Atua atualmente como Professora e Coordenadora da Academia do Aprender.