5 SINAIS QUE INDICAM QUE O SEU FILHO PRECISA DE APOIO PEDAGÓGICO

Você já parou pra pensar que cada pessoa possui a sua maneira e o seu tempo para aprender? Será que o seu filho precisa de apoio pedagógico? Perceber e reconhecer que o seu filho precisa de apoio pedagógico nem sempre é simples para os pais ou responsáveis.

Normalmente, os pais não conseguem fazer esse acompanhamento de perto, são muitas atividades, trabalhos e provas, o que dificulta ainda mais essa descoberta por uma aprendizagem significativa.

Observar o comportamento ou o desinteresse pelos estudos, poderá direcionar os alunos e suas famílias a buscar esse apoio, tanto em relação aos resultados (notas/aprovações), quanto à superação de dificuldades ou a descoberta de algum distúrbio psicológico, até então desconhecido.

Pensando contribuir com essa situação, mencionamos 5 sinais que indicam que o seu filho precisa de apoio pedagógico:

1. Falta de interesse por uma matéria específica

Muitas vezes a dificuldade em aprender alguma matéria já existe. Assim, a cobrança interna ou até mesmo dos pais em tirar boas notas e aprender a qualquer custo, acaba desestimulando ainda mais o aluno e assim, ele não consegue alcançar os resultados esperados. Matérias exatas e redação costumam ser as mais temidas pelos estudantes, principalmente em períodos pré vestibular.

2.  Falta de assimilação dos conteúdos em sala de aula

Cada professor possui a sua maneira de ensinar, assim como, cada escola segue um método, que nem sempre condiz com a forma que o aluno aprende. Dessa forma, o aluno não entende o que o professor ensina em sala de aula, leva dúvidas para casa, tira notas baixas e não consegue desenvolver sozinho uma maneira para facilitar a sua aprendizagem, resultando em períodos de recuperação.

3. Muito esforço e notas baixas

Ao perceber que o seu filho tem se dedicando aos estudos e mesmo assim tira notas baixas, é preciso entender o motivo pelo qual ele não consegue assimilar os conteúdos.
Ter um olhar diferenciado e manter um bom diálogo são essenciais para compreender e ajudar o estudante.
Nesse sentido, um bom profissional de apoio pedagógico irá facilitar essa descoberta, encontrando novas possibilidades, eliminando lacunas no processo de aprendizagem.

4. Ansiedade e descontrole em períodos de provas ou trabalhos

Períodos que exigem maior esforço e concentração, quando não trabalhados, podem prejudicar o desempenho em provas ou trabalhos escolares. Mesmo que haja preparação e estudos, a pressão psicológica pode atrapalhar as notas dos estudantes. Com o auxílio de um bom profissional é possível controlar toda essa ansiedade e nervosismo, gerando resultados satisfatórios tanto para o aluno quanto para a família.

5. Dificuldade em organizar o tempo

Organizar o tempo e observar se o seu filho está realmente se dedicando aos estudos, fará com que ele aprenda a ter mais foco e determinação para que de fato a aprendizagem aconteça. Ou seja, é fundamental ter uma rotina de estudos organizada para que haja concentração naquilo que se está fazendo.

Dessa forma, o Apoio Pedagógico é o suporte que o seu filho precisa para descomplicar a sua rotina de estudos ou ainda, identificar alguma situação que precisa ser acolhida e assistida com mais empatia.

Assim, contando com a nossa equipe multidisciplinar será possível guia-lo e ensina-lo a desenvolver a sua autonomia, bem como, estimular a busca por novas oportunidades e conquistas em sua vida.

Portanto, o Apoio Pedagógico é muito mais do que um reforço escolar, pois enxerga cada estudante de forma individualizada, mostrando a ele quais são as melhores estratégias para aprender, levando o conhecimento por toda a vida e fazendo a diferença no meio em que vive.

Leia também: 3 vantagens de um acompanhamento escolar personalizado

Para você, pai, mãe ou responsável, como pode melhorar?


Luciana Cabral
CMO – Academia do Aprender
Mãe, empreendedora, administradora.
Crio conteúdos e compartilho experiências sobre educação.
Vamos conversar? =)