O AQUECIMENTO GLOBAL E A FALA DO GERALDO ALCKMIN

Em participação na plenária do Gabinete de Transição (GT) de Meio Ambiente, o vice-presidente eleito, Geraldo Alkmin, manifestou que defender a questão climática é também uma boa estratégia para atrair investimentos econômicos para o país.

Não é de hoje que a questão climática é pauta na política brasileira e também tem sido tratada como tema central mundialmente.

“O Brasil vai ser o grande exemplo para o mundo. Isso vai atrair muito investimento, num mundo onde a questão climática é central” disse Geraldo Alkmin, em plenária.

Mas, para que possamos ter conhecimentos sólidos, não basta lidar com a questão somente em termos de discurso político.

Então vamos explicar um pouco mais sobre o Aquecimento Global e o Efeito Estufa, a fim de mostrar como esses dois assuntos, que também são conteúdos escolares, estão relacionados com a política e com o nosso comportamento no dia a dia.

O QUE APRENDEMOS SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

Quando se trata da questão climática, um termo já bem conhecido é o Aquecimento Global, que é uma das grandes preocupações que tornam a questão do clima tão importante na política dos países.

E, embora ele esteja diretamente relacionado ao chamado Efeito Estufa, um fenômeno natural, que garantiu que a Terra atingisse temperaturas adequadas para a vida, os problemas gerados pelo Aquecimento Global tem como agravante a ação humana.

A medida que ocorreram os avanços causados pela chamada Revolução Industrial, quase tudo que temos em nossa casa é, de alguma forma, industrializado.

O processo industrial gera resíduos sólidos em suas diversas fases, além de gases altamente poluidores, como os conhecidos monóxido e dióxido de carbono, responsáveis pelo Efeito Estufa.

E o Efeito Estufa é a chave para compreendermos por que o Aquecimento Global deixou de ser conhecido como uma condição necessária, e passou a ser apontado como um problema para a manutenção da vida na terra.

Então, vamos entender o que é o Efeito Estufa e qual a sua relação com o Aquecimento Global.

EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL

O Efeito Estufa é um fenômeno natural, que ocorre devido a concentração de gases na atmosfera. Esses gases fazem com que parte do calor dos raios solares que incidem sobre a Terra não se dissipem e fiquem retidos, aquecendo o ambiente.

Portanto, essa foi uma condição necessária para o surgimento da vida tal como conhecemos hoje. Lembre que passamos pela Era do Gelo, e que a vida só foi possível porque a Terra passou por um processo de elevação da sua temperatura.

O problema, contudo, começa a acontecer a partir do momento em que a emissão de gases passa a ser a exagerada, e os raios solares ficam retidos em demasia, de modo que o aquecimento se estabelece de forma mais intensa e rápida.

Na imagem abaixo mostramos a diferença entre o Efeito Estufa que colaborou com a Vida na Terra e aquele que hoje é posto como pauta de preocupação na política brasileira e mundial.

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO AQUECIMENTO GLOBAL

Vimos que um fator fundamental, que contribuiu para os problemas relacionados ao aquecimento global foi a ação humana, e é justamente esse o gancho que podemos usar para tornar a aprendizagem significativa.

Isto é, devemos conectar um assunto que é conteúdo em sala de aula, como o caso do Aquecimento Global e do Efeito Estufa, com conhecimentos prévios que os alunos já possuem e que fazem parte do seua dia a dia, como por exemplo a ação humana.

Desta forma, crianças e adolescentes poderão perceber mais facilmente como o conhecimento adquirido na escola também faz parte de suas vidas.

Nesse sentido, a fim de promover reflexões mais profundas, um bom ponto de partida é lembrar por que a ação humana gera problemas.

Embora a resposta pareça obvia, já que tudo o que consumimos utiliza recursos da Terra e colabora para o aumento da emissão de gases e outros resíduos poluidores, nem todos percebem a sua contribuição individual nesse processo.

Então, te convido a refletir junto com seu filho: será que precisamos consumir tudo que temos em casa? O que, afinal, nos leva a comprar tantas coisas? Até que ponto tudo o que temos é mesmo necessário?

Em um passo mais a diante, podemos ainda conectar com alguns debates que envolvem as políticas climáticas, por exemplo. Qual o papel dos governantes para evitar os problemas gerados pelo Aquecimento Global?

AQUECIMENTO GLOBAL, VAMOS FALAR MAIS SOBRE ELE? 

alta temperatura

Afinal, o aquecimento global é uma realidade que vivemos. E não é mais possível ignorar o fato de que, a cada dia, a temperatura na terra está mais elevada e as condições climáticas mais incontroláveis. 

Chamamos de aquecimento global a elevação da temperatura que ano após ano tem sido percebida em todos os cantos da terra. Tal fenômeno é inegável, e os cientistas nos ajudam a entender a gravidade disto em algumas pesquisas que comprovam que em um passado recente a terra era quase dois graus mais fria.

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (sigla em inglês, IPCC), que reúne cientistas estabelecidos pelas Nações Unidas para monitorar aspectos relacionados a mudanças climáticas, a Terra já aqueceu mais de 1°C no último século e meio.

Embora o aquecimento de 1°C pareça pequeno, é relevante e suficiênte para provocar o derretimento de gelereiras e, como consequência, provocar a elevação do nível do mar.

Você já foi a uma praia? Então, imagine que se a temperatura da terra continuar aumentando, talvez, em poucos anos já não existam mais aquelas faixas de areia que hoje estão lá.

Já imaginou que ruim? Já imaginou o impacto para os animais e para os seres humanos?

Bem, esta é uma das faces do aquecimento global. Outra, não menos importante, é a mudança no clima.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Quanto mais quente a Terra, mais complicado fica o clima. Onde era para chover, não chove mais. Onde estava seco, hoje temos muita água, e estas mudanças, alteram o ritmo da vida.

E não estamos falando de um simples desconforto. Também envolve a ameaça de fortes ondas de calor, incêndios florestais, estragos como os que foram causados pelo pelo furação Ida e o recorde de chuva que ocorreu em uma única hora na cidade de Nova Youque em 2021. Lembra desses noticiários?

Em entrevista dada ao portal da Yahoo, o cientista da Organização das Nações Unidas, Kim Cobb, disse uma frase que me chamou a atenção. Segundo ele: “Não sabemos o que virá a seguir, mas vai ser ruim. Estamos entrando em um território desconhecido com a mudança climática. O clima em que viveremos não será o clima em que vivemos agora, nem nas próximas décadas”

Contudo, sabemos que esse tema é vital, e o modo como ele é abordado pode fazer a diferença na formação de cidadãos mais conscientes.

Pensando nisso, e a fim de contribuir com a sustentabilidade do planeta, a Academia do Aprender desenvolveu um método de ensino significativo, que torna o estudante mais interessados pelos conteúdos escolares, percebendo a conexão com a vida real e desenvolvento autonomia e visão crítica.

Relacionando uma temática com a vida real e utilizando os recursos cognitivos que cada estudante possui, de forma personalizada, é possível aumentar o interesse pelos estudos e ainda contribuir para a formação de crianças e adolescentes mais conscientes, e, como consequência, para um futuro mais sustentável em nosso planeta.

O QUE PODEMOS FAZER PARA REDUZIR OS IMPACTOS DO AQUECIMENTO GLOBAL?

Não adianta deixar esse assunto somente nas mãos das políticas governamentais. Para mudarmos os rumos do aquecimento global e desacelerarmos os prejuízos provocados pelo aquecimento da Terra, precisamos saber que todos nós fazemos parte da solução. 

Economizar água, energia e jogar o lixo no lugar certo já são ações muito bem-vindas. Mas isso não é tudo, também é preciso olharmos com atenção para os hábitos de consumo.

Devemos buscar o consumo consciente, se estivermos, de fato, preocupados em reduzir o impacto ambiental. Então, nada de acumular o que não será utilizado. Para que tanta coisa se não usamos?

Além disso, existe ainda a questão da alimentação. Você sabia que até mesmo a produção de alimentos, consome muitos recursos da Terra? Então, também devemos comer com consciência e evitar qualquer tipo de disperdício. 

PEQUENOS GESTOS FAZEM A DIFERENÇA

Contudo, o bom é saber que pequenos gestos podem fazer a diferença. E uma das coisas que pode ajudar muito o planeta é plantar árvores. Já pensou em fazer com sua família um programa de fim de semana e plantar algumas árvores?

Certamente, o planeta Terra irá agradecer, além de ser uma excelente oportunidade de interação em família, para comversar sobre o assunto e promover a conscientização de nossos filhos. 

Agora, quero te dizer que, caso vocâ tenha ficado cuirioso para saber mais sobre como esse tema e tantos outros que fazem parte da grade curricular, podem ser estudados de forma significativa e promover uma aprendizagem verdadeiramente transformadora. Te convido a conhecer um pouco mais o método de ensino personalizado da Academia do Aprender?
Você pode agendar uma aula experimental online gratuita, clicando abaixo. Será um prazer conhecê-los!

aula online

Gostou do artigo? Deixe aqui os seus comentários para estudarmos juntos este e mais outros assuntos. 

Siga também o Instagram da Academia do Aprender, compartilhamos muitos assuntos sobre o universo da aprendizagem!

Forte abraço e até o próximo conteúdo. 

Sobre o autor,

Fundadora e CEO da Academia do Aprender.
Especialista em metodologias ativas. Mestranda em Educação e integrante efetiva do grupo de pesquisa em Educação e Desenvolvimento Moral do Adolescente, na Universidade Metodista de SP. Atuo há mais de 10 anos ensinando conteúdos escolares de forma inclusiva e acessível a crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos na aprendizagem.