COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Dentro do processo de aprendizagem, é preciso estar preparado emocionalmente para lidar com os sentimentos, ou seja, aprender como lidar com as emoções das crianças e adolescentes.

Ensina-los a ter autoconfiança, enfrentar seus erros e frustrações ajuda inclusive a evitar o bullying e também a lidar com o estresse ou a falta de tolerância seja no convívio familiar, social ou escolar.

O diálogo é sempre importante para a compreensão sobre o momento certo de agir e como lidar com os sentimentos de angústia, raiva, medo e também os momentos de maior atenção, foco e desempenho dos estudantes.

É importante para os professores identificar como cada aluno irá desenvolver suas habilidades e nós da Academia do Aprender ajudamos nesse processo.

Junto à nossa equipe, buscamos ensinar a cada estudante como enxergar além do horizonte, sendo estimulado a partir de boas práticas de aprendizagem a ter um pensamento crítico, voltado para a solução de questões do dia a dia e até mesmo criando novas oportunidades e conquistas.

Para que haja um equilíbrio, é importante propiciar às crianças e adolescentes atividades que geram prazer ao aprender e que os motivem a ser protagonistas de sua própria história, ou seja, levando o seu aprendizado para os seus locais de convivência.

Existem diversas formas de construir esse aprendizado e somente assim a humanidade enxergará novas possibilidades de tornar o planeta mais sustentável, enxergando nas pequenas coisas como tornar o nosso mundo um lugar mais sociável, humano e igualitário e assim aprender como lidar com as emoções das crianças e adolescentes.

Somente através de uma educação de qualidade, será possível transformar as crianças e adolescentes em adultos emocionalmente fortes, cada qual com a sua individualidade, criando um senso de responsabilidade e visão de futuro, levantando as reais necessidades que irão melhorar os ambientes internos e externos, através da inclusão e diversidade de dons.

São nos pequenos detalhes que podemos enxergar como lidar com as emoções das crianças e adolescentes. Porém, nem sempre percebemos a importância do lado emocional durante os conflitos, e é preciso compreende-los de maneira inteligente.

Nos adultos, as emoções produzem determinados choques, já nas crianças as perturbações assumem um caráter muito mais sério e quando não cuidados, atrapalham a sua vivência na vida adulta.

Dessa forma, a criança se encontra em um período de instabilidade em razão do seu crescimento, ou seja, a sua personalidade está sendo desenvolvida, então ela vive em um desequilíbrio contínuo.

Está aí a resposta sobre o porquê muitas vezes a criança passa do choro ao riso facilmente, de uma atividade para a outra, com rapidez, sem um motivo específico.

Leia também: Qual a importância do elogio para as crianças

festa de aniversário

Por isso, o amor e a afetividade nos relacionamentos familiares são tão importantes. Quando há harmonia dentro da família, os choques emocionais são reduzidos e assim, a experiência de vida irá determinar a clareza da inteligência e as boas atitudes através das experiências pessoais adquiridas ao longo da vida.

Contudo, podemos dizer que, as crianças são totalmente emocionais, a razão ainda não faz parte da sua psique. Por isso, uma agressão psicológica na infância tem um peso muito grande na vida adulta, atrapalhando a formação da sua personalidade e o desenvolvimento intelectual e cognitivo.

E, você caro leitor! Sabe lidar com suas emoções?

Como os seus filhos lidam com as emoções dele dentro do contexto familiar ou na escola, por exemplo?

Siga o nosso Instagram! Temos algumas dicas de poderão ajudar na aprendizagem do seu filho.


Luciana Cabral
CMO – Academia do Aprender
Mãe, empreendedora, administradora.
Crio conteúdos e compartilho experiências sobre educação.
Vamos conversar? =)