QUAL A MELHOR FORMA DE ENSINAR MEU FILHO?

Sim, existe uma forma de ensinar que será mais efetiva e prazerosa para seu filho!
Entretanto, para que você descubra essa forma, primeiro é preciso identificar quais são as preferências de aprendizagem que ele possui.

Cada indivíduo possui um estilo de aprendizagem que melhor o beneficia, ou seja, cada um possui uma habilidade individual para aprender. Tendo em vista esses estilos, que explicaremos mais detalhadamente a seguir, as preferências de aprendizagem são desenvolvidas de acordo com que os estímulos que recebemos ao longo da vida. Alguns preferem aprender por meio da interação em grupo, outros tem uma preferência mais introspectiva e individual, por exemplo.

Essas preferências de aprendizagem podem mudar com o passar do tempo, conforme os novos desafios vão surgindo, novas habilidades, experiências, entre outros.

Dessa forma, a aprendizagem online deve oferecer diferentes formas ao apresentar as informações, para atender às preferências individuais de cada estudante, afim de potencializar a aprendizagem.

Por outro lado, entender qual é o estilo de aprendizagem dominante em seu filho, permitirá que você o ajude de forma mais efetiva, alcançando os resultados almejados. 

Então, vamos aprender juntos sobre esses estilos.

Estilos de Aprendizagem

1. Visual ou espacial

A pessoa visual absorve melhor as informações que são apresentadas em forma de imagens e quando a compreensão espacial é utilizada.

Se você é um aprendiz visual, ou está diante de uma pessoa com esse perfil, utilize fotos, figuras, gráficos e diagramas nos seus estudos. Quanto mais colorido, melhor será a absorção do conteúdo.

Utilize mapas mentais ou anotações de fácil visualização, por exemplo, ou substitua palavras por figuras coloridas com destaque para assuntos mais importantes no texto.

2. Auditivo ou Musical

A pessoa musical aprende melhor através de música ou sons.

Dessa forma, você pode abusar de sons e músicas para auxiliar nos estudos.
Uma dica bacana é usar gravações de som, ou músicas instrumentais, por exemplo, que podem lhe ajudar a visualizar um conteúdo e facilitar a concentração sobre o assunto estudado. Aproveite rimas e ritmos, para memorizar coisas importantes. 
Textos em áudio são uma boa pedida para quem compreende melhor ao ouvir.

3. Verbal ou Linguístico

O aprendiz verbal gosta de utilizar as palavras, tanto na fala quanto na escrita, por isso, suas melhores absorções de aprendizado são baseadas em palavras.

Para memorizar com facilidade, é recomendado anotar tudo em forma de resumo e também ler em voz alta.

4. Físico ou Sinestésico

O aprendiz físico ou sinestésico, utiliza o corpo, as mãos e o tato.
Tem uma preferência por aprender fazendo, utilizando materiais palpáveis e fazendo experimentos.

Para um estudo mais eficiente esse tipo de pessoa prefere aprender de forma prática, ou seja, tocando objetos, montando e desmontando coisas, estimulando melhor o seu aprendizado.

5. Lógico ou Matemático

Neste caso, o aprendiz prefere a lógica e o raciocínio, procurando entender além dos conteúdos estudados.

Assim, criação de listas com os pontos chave dos assuntos, poderão facilitar o entendimento para essas pessoas.

6. Social ou Interpessoal

O aprendiz social gosta de aprender em grupos, com a ajuda de outras pessoas, ou seja, compartilhando conhecimento e dirimindo suas dúvidas.

Dessa forma, para as pessoas que não necessariamente convivem em grupo, é possível estudar e explicar para seus próprios familiares ou amigos.

7. Solitário ou Intrapessoal

Diferente do aprender social o perfil solitário desenvolve melhor seus estudos, sozinho.

Por isso, é importante para esse aprendiz, buscar algo que o motive a continuar seus estudos de forma produtiva e prazerosa.

E então, se identificou com algum estilo? Percebeu qual é o estilo do seu filho?

Além disso, vale lembrar que você pode se identificar com vários estilos ao mesmo tempo, mas pode ser que desperte algum estilo dominante.

Identificar os estilos de aprendizagem, é uma forma de determinar onde e como estudar e, assim, descobrir outros fatores importantes, que farão com que o aprendizado seja mais leve, sem distração e bem aproveitado.

Nesse sentido, nós da Academia do Aprender podemos auxiliar os estudantes nessa descoberta, propiciando um aprendizado mais significativo, de acordo com o perfil de cada indivíduo. Afim de melhorar o aproveitamento em seus estudos, preparando-os para desenvolver as suas habilidades de forma única e prazerosa.

Entre em contato conosco e solicite uma avaliação gratuita.
Será um prazer atendê-lo (a)!
Siga também o nosso Instagram.
Queremos compartilhar boas histórias com você!