8 DICAS PARA EDUCAR FILHOS ADOLESCENTES

Para bem educar filhos adolescentes, os aspectos de desenvolvimento humano e emocionais precisam ser levados em consideração com verdade e discernimento, afim de levar as famílias ao alcance de níveis de felicidade e prazer, sejam nos estudos ou nas escolhas da vida, construindo um futuro promissor para todos. Para isso, desenvolvemos nesse artigo, 8 dicas para educar filhos adolescentes.

A comunicação requer bastante dedicação, foco e paciência, ou seja, o diálogo deve ser permanente e compreensivo, através da empatia entre pais e filhos, envolvendo a transparência e lealdade, evitando a busca excessiva por padrões fantasiosos, muitas vezes observados nas redes sociais.

O espaço para conversas abertas, o compartilhamento de situações negativas e a busca por soluções para problemas do dia a dia, poderão tornar a convivência muito mais sadia, com foco no tempo de qualidade, ou seja, descobrindo o que há de melhor em cada um e fortalecendo o hábito familiar com aconselhamentos e orientações.

Nesse período, é claro, os adolescentes estarão em um momento de descobertas, rebeldia e independência, porém, quanto mais solidária a família e os educadores estiverem, mais fortalecidos e motivados eles estarão para encontrar o melhor caminho a seguir, através das experimentações e das vivências desta fase tão enriquecedora, seja para o adolescente, educador ou para a sua família. Por isso, vamos em seguida conhecer 8 dicas para educar filhos adolescentes.

8 dicas para educar filhos adolescentes:

1. Seja positivo

Nessa fase os adolescentes passam por um período de grandes transformações, sejam no corpo, na mente ou em sua vida em geral, por isso, encorajá-los a enfrentar seus próprios medos e mudanças o ajudarão na descoberta da sua identidade. Assim, fale sobre suas capacidades e como ele pode alcançar os seus próprios objetivos, da maneira mais realista possível.

2. Estimule experiências em seus estudos

Junto à escola e professores permita que o seu filho faça experimentações e o ajude a descobrir a importância em estudar determinada matéria. Cada um possui o seu estilo próprio de aprendizagem e isso fará com que a aprendizagem de fato seja efetiva.

Leia também: Qual a melhor forma de ensinar o meu filho?

3. Defina metas e objetivos

Desenvolva metas alcançáveis, isso fará com que o seu filho realize competições saudáveis consigo mesmo, buscando o seu melhor e ainda superando as suas limitações com garra e determinação. Essa é mais uma motivação para os estudos, para o vestibular ou para a definição de qual área ele irá seguir profissionalmente.     

4. Tire o foco das recompensas

Nessa fase, o adolescente precisa compreender que ele não irá ganhar nenhuma recompensa, ou seja, nenhum valor material por conta dos estudos e sim algo intangível que só será percebido e alcançado no futuro, através do seu trabalho, dedicação e esforço.

5. Elogie o esforço

Fortaleça a percepção do seu filho sobre aquilo que ele conseguiu realizar, mesmo que não seja 100%. Sempre reconheça os seus feitos e mostre que você tem orgulho de acompanhar a evolução dele e todo o seu esforço em realizar o que lhe é proposto, seja na escola, em casa, ajudando um amigo ou parente…

6. Permita ao adolescente lhe ensinar algo

Quando ensinamos algo, o nosso aprendizado se torna mais efetivo e nada melhor do que pedir para o seu filho lhe ensinar algo novo ou mesmo algo que você nem se lembra mais. Trocar ideias sobre determinado assunto, fará com que o conhecimento seja fixado no cérebro do adolescente, tornando-se ainda, mais uma poderosa ferramenta de estudos.

7. Estimule a realização de atividade física

Encontrar uma atividade física que combine com a personalidade do seu filho, fará com que ele possa controlar a sua ansiedade, inquietação e ele terá mais prazer ao estudar, com mais saúde e disposição.

8. Deixe o adolescente tomar decisões

Através do diálogo, permita ao seu filho que ele tenha voz e tome suas próprias decisões, avaliando as suas consequências. Isso fará com que ele aprenda a ser líder, responsável por suas escolhas com aprendizados ao longo da vida.

Para nós adultos é algo desafiador lidar com os adolescentes em suas várias fases e sabemos que com o uso da tecnologia, temos uma grande aliada nesse processo, desde que seja bem administrada e sem excessos. Porém, é preciso ainda, desenvolver melhor as 8 dicas para educar filhos adolescentes, além de conhecer outras propostas que possam contribuir para um bom desenvolvimento intelectual deles.

Cabe a nós, pais e educadores entender esse universo e agir com autoridade, convivência e autonomia, sem esquecer, é claro, dos limites e das motivações diárias, na simplicidade do dia a dia, valorizando o poder das pessoas inseridas nesse contexto, dos educadores e da sala de aula.

Gostou deste assunto? Compartilhe conosco a sua vivência.

Siga também nosso Instagram, temos dicas interessantes sobre o universo da aprendizagem!


Luciana Cabral
CMO – Academia do Aprender
Mãe, empreendedora, administradora.
Crio conteúdos e compartilho experiências sobre educação.
Vamos conversar? =)