COMO AJUDAR SEU FILHO A TIRAR UM “NOTÃO” NAS PRÓXIMAS PROVAS

Nós sabemos que o mais importante não é a nota e sim a APRENDIZAGEM. Mas porque não juntar as duas coisas: aprendizagem e notas boas! Então, vamos juntos entender como ajudar o seu filho a tirar um “notão” nas próximas provas.

Embora muitos especialistas já apontem a nota como uma maneira arcaica e limitada de avaliação, ela ainda é a mais utilizada em nosso sistema educacional e não temos como fugir dessa realidade.

E por que nós, Equipe Aprender, queremos ajudar seu filho a tirar notas boas?

Porque isso reflete diretamente na autoestima dele enquanto estudante.

Lembrando que a autoestima está relacionada com a “visão que temos de nós mesmos” e, diante de um resultado negativo, que se revela por meio de uma nota baixa, o estudante pode questionar a sua capacidade e se sentir desmotivado com o ambiente escolar.

Os últimos tempos não têm sido fáceis. São muitos os desafios, e encorajar os nossos alunos a enfrentarem os obstáculos e a alcançarem resultados, mesmo em meio a uma conjuntura adversa, é um de nossos propósitos. E juntos podemos sim, ajudar seu filho a tirar um “notão” nas próximas provas.

5 PASSOS PARA AJUDAR SEU FILHO A SE PREPARAR PARA AS PROVAS

Todo estudante pode aprender mais e melhor e vamos te passar uma chave para que você, mãe, pai ou responsável, possa atuar de uma maneira decisiva no sucesso escolar do seu filho.

A seguir daremos um passo a passo de como VOCÊ pode ajudar nos estudos do seu filho, além de descobrir como ajudá-lo a a tirar um “notão” nas próximas provas.

1. Combine um horário para ele estudar sozinho diariamente

Com pelo menos 15 dias de antecedência, combine com o seu filho um horário para ele estudar de maneira autônoma para as provas, até o dia da realização das mesmas.

Nós sabemos que são muitos os compromissos, mas priorizar o tempo de estudo autônomo pode ser uma boa decisão nesse momento que antecede as provas.

2. Explique passo a passo como ele deve estudar. Veja abaixo a nossa dica:

1 ° passo: Abrir o livro e o caderno da matéria que será estudada

2 ° passo: Criar perguntas sobre o conteúdo. Assim, ele estará preparando seu próprio roteiro de estudos.

OBS: Caso ele já tenha um roteiro de estudos com perguntas prontas, ele pode passar direto para o próximo passo.

3 ° passo: Achar a resposta no livro, ler e compreender primeiro e depois responder as questões. 

É importante que o estudante responda às questões ainda pesquisando no livro, para que a resposta seja bem completa (não vale “responder de cabeça”).

3. Verifique se seu filho estudou conforme você orientou:

Elaborou as perguntas e as respondeu de forma correta e completa. Consultando o livro e o caderno.

4. Separe um tempo para que você faça as perguntas a ele. 

Tempo de qualidade não se define por quantidade, mas sim pela atenção que damos àquele momento. Incentive seu filho a acreditar no potencial que ele possui!

Agora sim ele vai responder sem consultar. 

Aqui, estamos falando de tirar um tempo para fazer a tradicional “perguntas e respostas”. Isso mesmo! Fazer as perguntas e verificar se ele sabe responder o conceito. 

Faça isso com algumas questões, outras você pede para que ele responda por escrito, mas agora, sem consultar. Lembre-se de corrigir de acordo com o que ele preparou tendo o livro como apoio.

Mas ele precisa decorar? De certo modo sim. Só conseguimos nos expressar quando sabemos qual é a linguagem que está relacionada a determinado conteúdo. Então, é sim importante que o estudante saiba explicar um conceito.

5. Se você verificar que ele ainda não está conseguindo responder corretamente.

Peça para que ele releia e tente compreender com mais calma aquele conceito, até que ele se sinta capaz de explicá-lo. Se você puder ajudá-lo será um momento de partilha e troca de experiência. 

Caso não consiga ajudá-lo, entre em contato com a gente e agende uma aula. Nossa equipe de professores está preparada para ajudar seu filho a aprender mais e melhor!

FERRAMENTA PARA TORNAR O ESTUDO AUTÔNOMO MAIS PRODUTIVO


Agora seu filho vai saber por onde começar a estudar! O Roteiro de Estudos da Academia do Aprender é uma ferramenta que vai guiar o estudante no momento do estudo autônomo. 

O seu filho já teve aulas na escola, e pode ser que tenha tido a oportunidade de também aprender mais e aprimorar os conteúdos com a as aulas da Academia do Aprender e então: é hora de se empenhar nos estudos autônomos! 

Sim, estudar sozinho é uma parte importante no processo de aprendizagem, mas isso não significa estudar sem uma orientação.

O tempo de dedicação individual, no qual o estudante pode estudar sozinho, é importante para memorizar os conceitos que serão necessários para compreender corretamente os enunciados e não cair nas famosas pegadinhas. 

Nós preparamos os roteiros de estudos junto com nossos alunos, mas seu filho também pode aprender a preparar seu próprio roteiro e assim se preparar para tirar um “notão” nas próximas provas.

VEJA UM ROTEIRO DE ESTUDOS DA ACADEMIA DO APRENDER

Nosso roteiro de estudos é realizado de forma personalizada. Consideramos o livro adotado pela escola do aluno e os conteúdos que serão cobrados pelos seus professores. 

Portanto, o material que você irá baixar é um ótimo exemplo para observar como elaborar um roteiro que vai ajudar seu filho a estudar sozinho com qualidade. 

É importante compreender que o roteiro de estudos para o aluno de determinada escola é diferente do roteiro do aluno que estuda em outra escola, mesmo que estejam no mesmo ano e mesmo que seja o mesmo conteúdo (o foco é diferente).

E se você quiser a orientação da nossa equipe de profissionais da educação para ajudar seu filho a aprender mais e melhor, entre em contato com a gente. 

Estamos preparados para desenvolver o potencial máximo do seu filho!

Clique abaixo e tenha acesso ao Roteiro de Estudos:

Veja essa dica prática em nosso Instagram !

Navegue pelo nosso site e siga nosso Instagram pra ter mais conteúdos sobre como melhorar a aprendizagem.

Sobre a autora,

Flavia Bosi Leal

Flávia Bosi Leal
Fundadora e CEO da Academia do Aprender.
Especialista em metodologias ativas, Mestranda em Educação e integrante efetiva do grupo de pesquisa em Educação e Desenvolvimento Moral do Adolescente, na Universidade Metodista de SP. Atuo há mais de 10 anos ensinando conteúdos escolares de forma inclusiva e acessível a crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos na aprendizagem.