Nós sabemos que o mais importante não é a nota e sim a APRENDIZAGEM. Mas porque não juntar as duas coisas: aprendizagem e notas boas! Então, vamos juntos entender como ajudar o seu filho a tirar um “notão” nas próximas provas.
Embora muitos especialistas já apontem a nota como uma maneira arcaica e limitada de avaliação, ela ainda é a mais utilizada em nosso sistema educacional e não temos como fugir dessa realidade.
E por que nós, Equipe Aprender, queremos ajudar seu filho a tirar notas boas?
Porque isso reflete diretamente na autoestima dele enquanto estudante.
Lembrando que a autoestima está relacionada com a “visão que temos de nós mesmos” e, diante de um resultado negativo, que se revela por meio de uma nota baixa, o estudante pode questionar a sua capacidade e se sentir desmotivado com o ambiente escolar.
Os últimos tempos não têm sido fáceis. São muitos os desafios, e encorajar os nossos alunos a enfrentarem os obstáculos e a alcançarem resultados, mesmo em meio a uma conjuntura adversa, é um de nossos propósitos. E juntos podemos sim, ajudar seu filho a tirar um “notão” nas próximas provas.
5 PASSOS PARA AJUDAR SEU FILHO A SE PREPARAR PARA AS PROVAS
Todo estudante pode aprender mais e melhor e vamos te passar uma chave para que você, mãe, pai ou responsável, possa atuar de uma maneira decisiva no sucesso escolar do seu filho.
A seguir daremos um passo a passo de como VOCÊ pode ajudar nos estudos do seu filho, além de descobrir como ajudá-lo a a tirar um “notão” nas próximas provas.
1. Combine um horário para ele estudar sozinho diariamente
Com pelo menos 15 dias de antecedência, combine com o seu filho um horário para ele estudar de maneira autônoma para as provas, até o dia da realização das mesmas.
Nós sabemos que são muitos os compromissos, mas priorizar o tempo de estudo autônomo pode ser uma boa decisão nesse momento que antecede as provas.
2. Explique passo a passo como ele deve estudar. Veja abaixo a nossa dica:
1 ° passo: Abrir o livro e o caderno da matéria que será estudada
2 ° passo: Criar perguntas sobre o conteúdo. Assim, ele estará preparando seu próprio roteiro de estudos.
OBS: Caso ele já tenha um roteiro de estudos com perguntas prontas, ele pode passar direto para o próximo passo.
3 ° passo: Achar a resposta no livro, ler e compreender primeiro e depois responder as questões.
É importante que o estudante responda às questões ainda pesquisando no livro, para que a resposta seja bem completa (não vale “responder de cabeça”).
3. Verifique se seu filho estudou conforme você orientou:
Elaborou as perguntas e as respondeu de forma correta e completa. Consultando o livro e o caderno.
4. Separe um tempo para que você faça as perguntas a ele.
Tempo de qualidade não se define por quantidade, mas sim pela atenção que damos àquele momento. Incentive seu filho a acreditar no potencial que ele possui!
Agora sim ele vai responder sem consultar.
Aqui, estamos falando de tirar um tempo para fazer a tradicional “perguntas e respostas”. Isso mesmo! Fazer as perguntas e verificar se ele sabe responder o conceito.
Faça isso com algumas questões, outras você pede para que ele responda por escrito, mas agora, sem consultar. Lembre-se de corrigir de acordo com o que ele preparou tendo o livro como apoio.
Mas ele precisa decorar? De certo modo sim. Só conseguimos nos expressar quando sabemos qual é a linguagem que está relacionada a determinado conteúdo. Então, é sim importante que o estudante saiba explicar um conceito.
5. Se você verificar que ele ainda não está conseguindo responder corretamente.
Peça para que ele releia e tente compreender com mais calma aquele conceito, até que ele se sinta capaz de explicá-lo. Se você puder ajudá-lo será um momento de partilha e troca de experiência.
Caso não consiga ajudá-lo, entre em contato com a gente e agende uma aula. Nossa equipe de professores está preparada para ajudar seu filho a aprender mais e melhor!
FERRAMENTA PARA TORNAR O ESTUDO AUTÔNOMO MAIS PRODUTIVO
Agora seu filho vai saber por onde começar a estudar! O Roteiro de Estudos da Academia do Aprender é uma ferramenta que vai guiar o estudante no momento do estudo autônomo.
O seu filho já teve aulas na escola, e pode ser que tenha tido a oportunidade de também aprender mais e aprimorar os conteúdos com a as aulas da Academia do Aprender e então: é hora de se empenhar nos estudos autônomos!
Sim, estudar sozinho é uma parte importante no processo de aprendizagem, mas isso não significa estudar sem uma orientação.
O tempo de dedicação individual, no qual o estudante pode estudar sozinho, é importante para memorizar os conceitos que serão necessários para compreender corretamente os enunciados e não cair nas famosas pegadinhas.
Nós preparamos os roteiros de estudos junto com nossos alunos, mas seu filho também pode aprender a preparar seu próprio roteiro e assim se preparar para tirar um “notão” nas próximas provas.
VEJA UM ROTEIRO DE ESTUDOS DA ACADEMIA DO APRENDER
Nosso roteiro de estudos é realizado de forma personalizada. Consideramos o livro adotado pela escola do aluno e os conteúdos que serão cobrados pelos seus professores.
Portanto, o material que você irá baixar é um ótimo exemplo para observar como elaborar um roteiro que vai ajudar seu filho a estudar sozinho com qualidade.
É importante compreender que o roteiro de estudos para o aluno de determinada escola é diferente do roteiro do aluno que estuda em outra escola, mesmo que estejam no mesmo ano e mesmo que seja o mesmo conteúdo (o foco é diferente).
E se você quiser a orientação da nossa equipe de profissionais da educação para ajudar seu filho a aprender mais e melhor, entre em contato com a gente.
Estamos preparados para desenvolver o potencial máximo do seu filho!
Clique abaixo e tenha acesso ao Roteiro de Estudos:
Veja essa dica prática em nosso Instagram !
Navegue pelo nosso site e siga nosso Instagram pra ter mais conteúdos sobre como melhorar a aprendizagem.
Sobre a autora,
Flávia Bosi Leal
Fundadora e CEO da Academia do Aprender.
Especialista em metodologias ativas, Mestranda em Educação e integrante efetiva do grupo de pesquisa em Educação e Desenvolvimento Moral do Adolescente, na Universidade Metodista de SP. Atuo há mais de 10 anos ensinando conteúdos escolares de forma inclusiva e acessível a crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos na aprendizagem.