COMO AS CRIANÇAS PODEM AJUDAR EM CASA?

Normalmente é comum que os pais subestimem a capacidade das crianças em realizar algumas tarefas do lar, imaginando que elas não consigam executar tarefas simples e até então pouco compartilhadas. Dessa forma, abordaremos neste artigo sobre como as crianças podem ajudar em casa.

Fazer com que as crianças executem atividades domésticas não irá atrapalhar o desenvolvimento da criança. Além disso, é possível conciliar brincadeiras, estudos e outros afazeres, cada qual em seu tempo. Ou seja, basta criar uma rotina organizada como aprofundamos neste artigo.

Estágios de desenvolvimento segundo Piaget

Primeiramente, para entender melhor sobre a importância em estimular essas atividades e como as crianças podem ajudar em casa, dentro das suas rotinas normais, destacamos que:

Conforme Piaget, de acordo com a teoria do conhecimento, baseada no desenvolvimento natural da criança, o pensamento infantil passa por quatro estágios.

Sendo assim, desde o nascimento até o início da adolescência, há algumas transformações caracterizadas de acordo com a idade, iniciando-se com movimentos involuntários, ao nascimento do bebê, e finalizando quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.

Dessa forma, apresentamos cada estágio, a seguir:

0 a 2 anos – Sensório Motora

Fase na qual o bebê inicia a exploração do ambiente com sentidos e ações. Assim, há o desenvolvimento da coordenação motora, passando de movimentos involuntários, para voluntários.

Características da fase:

  • Experimentação
  • Curiosidade
  • Permanência do objeto
  • Imitação do que se vê e do que se ouve

2 a 7 anos – Pré Operatório

A princípio representa objetos com palavras ou imagens, através do raciocínio intuitivo. Ou seja, acreditam em tudo o que veem, levam tudo ao pé da letra.

Características da fase:

  • Inicia o reconhecimento no espelho
  • Imitação
  • Centralização
  • Dificuldade em se colocar no lugar do outro, pensa somente em si
  • Os objetos representam sentimentos humanos
  • Começa a desenhar
  • Brinca de faz de conta

7 a 11 anos – Operatório Concreto

Pensam logicamente, conserva e reverte os pensamentos, classificam objetos. Dessa forma, começam a entender analogias, ou seja, entendem mais de um cenário nas diferentes situações.

Características da fase:

  • Gosta de colecionar
  • Brinca com jogos de tabuleiro
  • Senso de conservar, cuidar
  • Desenvolve lógica matemática


12 anos ou mais – Operatório Formal


Entende o mundo através do raciocínio logico. Logo, utiliza razões abstratas para conversar sobre situações hipotéticas. Assim, considera as possibilidades e analisa de forma lógica.

Características da fase:

  • Desenvolve lógica matemática
  • Egocentrismo adolescente
  • Adquire razão moral
  • Raciocínio dedutivo
  • Lógica indutiva
  • Planejamento
  • Imaginação

Contudo, a partir do momento que envolvemos as crianças nas tarefas domésticas, estamos ensinando habilidades que eles irão levar pro resto da vida e dessa forma poderão lidar melhor com esse tipo de tarefa em seu dia a dia.

Além disso, independente se for feita por menino ou menina ou qual será a sua ocupação no futuro, todos temos a responsabilidade de cuidar do ambiente em que vivemos.

Nesse sentido, saber limpar e organizar os ambientes, cozinhar é até mesmo fazer compras ou pagamentos irá tornar a criança mais responsável e habilidosa.

Assim, elas poderão valorizar o ambiente em que vivem e as pessoas que contribuem para que tudo esteja organizado, como sua mãe, seu pai ou responsável, notando assim, que fazer sua parte faz a diferença, como por exemplo, organizar o cantinho de estudos para o momento da aula ou guardar os seus brinquedos para ter mais espaço para brincar em seu quarto.

Ainda assim, um outro estímulo a ser observado é o trabalho em equipe, ou seja, todos são responsáveis pelo bem comum e se algo não for feito, todos sofrerão as consequências.

Dessa forma, os pequenos aprenderão a ser mais fortes e corajosos e, consequentemente, se tornarão pessoas melhores no futuro.

O senso de independência dará a criança uma maior autonomia, ou seja, elas aprenderão a resolver problemas sozinhos. Dessa forma, estarão mais confiantes e realizadas ao conseguir contribuir com algo maior e querendo aprender sempre mais.

Como as crianças podem ajudar em casa – Quais tarefas são indicadas para cada fase de desenvolvimento?

Apresentamos abaixo, algumas sugestões que podem ser compartilhadas com as crianças de acordo com cada idade e dessa forma compreender como as crianças podem ajudar em casa.

Sobretudo, vale lembrar que o apoio e supervisão dos pais nesse momento são essenciais para que tudo ocorra bem.

2 a 3 anos

  • Jogar lixo no lixo
  • Juntar brinquedos
  • Guardar brinquedos
  • Colocar guardanapos na mesa
  • Colocar a roupa suja no cesto

4 a 5 anos

  • Guardar a louça (alguns utensílios)
  • Regar as plantas
  • Separar o lixo
  • Arrumar a cama
  • Ajudar a alimentar os pets
  • Tirar o pó (pequenas superfícies)

6 a 8 anos

  • Dobrar a roupa
  • Varrer o chão
  • Arrumar a mesa
  • Lavar louças (sem vidro)
  • Arrumar o quarto
  • Guardar compras

9 a 11 anos

  • Tirar o pó
  • Colocar roupa na máquina
  • Preparar lanchinhos
  • Colocar o lixo para fora
  • Passar pano no chão

12 anos ou mais

  • Lavar o banheiro
  • Limpar a cozinha
  • Ajudar a cuidar dos irmãos
  • Cozinhar refeições
  • Passar roupas
  • Fazer compras no mercado

Nesse sentido, para organizar melhor essas tarefas, como sugestão você pode criar uma tabela com as tarefas e os dias da semana para marcar o que será feito com um x, ou seja, acompanhar o que está sendo feito mais de perto e de forma simples.

Assim, manter essas tarefas visíveis na parede, pode facilitar esse controle e organização de tarefas entre os membros da família.

Então, clique no botão abaixo para baixar a tabela completa com sugestões de atividades para cada faixa etária.

Afinal, cada família tem a sua rotina, ou seja, é muito importante conversar antes de definir as tarefas o pode contribuir para que as mesmas sejam cumpridas.

Sobretudo, é importante lembrar que as crianças podem criar objeções ou não querer participar das tarefas.

Enfim, nesse ponto é legal negociar e explicar sobre a importância de cada um em cumprir as tarefas para o bem comum e se for preciso trocar por algumas tarefas que lhe dão mais prazer e incluir aos poucos aquelas que não forem bem aceitas.

Logo, nós da Academia do Aprender estimulamos a aprendizagem de cada estudante de forma individual, ou seja, compreendendo e respeitando os seus limites, auxiliando tanto no apoio pedagógico quanto em questões mais abrangentes em relação ao seu desenvolvimento intelectual e social, prezando por uma aprendizagem mais humanizada e significativa.

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Luciana Cabral
CMO – Academia do Aprender
Mãe, empreendedora, formada em administração de empresas.
Focada em criar e desenvolver conteúdos para uma melhor experiência de comunicação com o cliente.