O QUE É EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

Desenvolver habilidades socioemocionais é importante para qualquer ser humano e quando falamos em educação, envolver todas as pessoas inseridas nesse contexto para enxergar a sua importância é garantir que haja uma compreensão coletiva sobre como nos vemos, como vemos o outro e como vemos o mundo ao nosso redor, nos ajudando a lidar com o que fazemos e como agimos em nosso dia a dia, em todas as áreas da nossa vida. Vamos juntos entender ao longo desse texto sobre o que é educação socioemocional e qual a sua importância.

A educação socioemocional existe para que as pessoas estejam conscientes sobre a sua maneira de pensar, sentir e agir gerando um maior controle sobre as suas emoções e atitudes, tornando o estudante, o professor, a família e a sociedade mais felizes ao se relacionar uns com os outros.

Existem muitas habilidades socioemocionais que podem ser desenvolvidas ao longo da vida, cabe a nós conhecer e trabalhar cada uma delas para contribuir com a nossa evolução humana.

As principais habilidades são:

– Empatia
– Autoconhecimento
– Autoestima
– Ética
– Responsabilidade
– Criatividade
– Felicidade
– Paciência
– Confiança
– Autonomia

Em relação ao contexto escolar, notamos que muitas escolas já retomaram suas atividades presenciais “pós pandemia”, porém, algumas ainda mantêm o ensino híbrido ou remoto.

Assim, se torna bastante necessário esse envolvimento da escola com o estudante, para que ele se sinta parte do todo e possa aprender de maneira significativa e se desenvolver com mais facilidade, evitando problemas futuros como ansiedade e depressão e outras questões psicológicas que possam atrapalhar a sua aprendizagem e o seu equilíbrio socioemocional.

Leia também: Como lidar com as emoções das crianças e adolescentes.

Recentemente, tivemos o prazer de participar de aulas abertas na escola em que meus filhos estudam, conseguimos desenvolver juntos atividades muito prazerosas. Foram momentos únicos e de muita emoção.

Durante a aula do Davi, tivemos o Projeto “Notícias”, resgatando a importância das atividades do carteiro e de outros meios de comunicação, como o telefone sem fio, lá do século passado… Além disso, eu recebi uma linda carta escrita por ele!

Já na aula aberta da Anna Clara, participamos do Projeto “Confabulando”, apresentamos a fábula com o tema “Os amigos da Floresta” criada por nossa família. Momentos maravilhosos, compartilhado com toda a turma e suas famílias.

Além disso, tivemos duas belíssimas apresentações musicais, vozes e instrumentos como flauta doce e xilofone. Lindo de ver e ouvir!!

Para estabelecer relações saudáveis entre educadores e alunos, vale ressaltar a necessidade de estarmos atentos a alguns pontos, como:

Autoconhecimento: Quais são suas fraquezas e seus pontos fortes, ou seja, como você se reconhece, quais são os seus valores.

Autogerenciamento: Gerenciar os pensamentos, comportamentos e emoções, ou seja, como estabeleço minhas metas e como faço para cumpri-las.

Tomada de decisão responsável: Como tomo as minhas decisões e como me responsabilizo por elas, ou seja, estou ciente sobre o impacto que a minha decisão pode causar na vida do outro?

É fato que a nossa geração não teve educação socioemocional. Por isso, há uma certa dificuldade em trabalhar com os estudantes dentro desse contexto. Por isso, precisamos enxergar essas lacunas e nos desenvolver primeiro para então transmitir conhecimento a quem precisa.

Desse modo, é preciso:

  • Priorizar conexões, gerar sentimento de pertencimento, valorizar momentos e ações que conectem adultos e crianças.
  • Estabelecer momentos de escuta durante a aula online ou presencial. Pensar em ações para uma melhor conexão (equipe da escola com seus alunos).
  • Fazer perguntas e durante as respostas enxergar sempre o lado positivo de alguma situação e quando existir o lado negativo, identificar qual foi o aprendizado obtido.
  • Criar dinâmicas onde os próprios alunos determinem suas regras e protocolos. Pensar na importância da ação de cada um.
  • Realizar rodas de conversa entre professores e alunos, um canal aberto para as crianças e adolescentes expressarem os seus sentimentos e anseios.
  • Estabelecer práticas para desenvolver o senso de pertencimento. O professor pode desenvolver projetos e trabalhar em equipe criando ações sociais. Ou seja, fazer parte de uma comunidade, contribuindo positivamente com o ambiente em que está inserido.

Enfim, são muitas possibilidades a serem desenvolvidas e muito aprendizado para todos os envolvidos.
Somente assim construiremos uma sociedade mais humanizada, inteligente e igualitária. Muitas coisas em nosso mundo podem ser transformadas a partir da educação.
Por isso, vamos refletir…

Como posso contribuir para uma educação mais inclusiva?
Como será o futuro da educação em nosso país e no mundo?
O que deixaremos de legado para os nossos filhos, netos ou bisnetos?

Você já está nos seguindo no Instagram?!
Se sim, continue acompanhando nossas dicas, se não, siga agora mesmo!

Luciana Cabral
CMO – Academia do Aprender
Mãe, empreendedora, administradora.
Crio conteúdos e compartilho experiências sobre educação.
Vamos conversar? =)