DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E MEDICAÇÃO

Meu filho está com dificuldades de aprendizagem, ele precisa de medicação? 

Se você está aqui é porque deseja respostas, claro. Todos queremos respostas para solucionar as dificuldades que nos afligem e principalmente quando se trata de nosso bem mais precioso, nossos filhos.

Talvez a resposta que você esteja procurando seja como a resposta que você precisa dar para alguém que acaba de te mandar um whatsapp e está na expectativa de que, rapidamente, você dê o seu retorno.

Contudo, em se tratando de aprendizagem, a resposta rápida, aquela que encontramos na superfície, pode ser perigosa. É necessário ir mais profundo e mergulhar no oceano de diversidades que é um mundo do desenvolvimento humano.

Então, convido você a explorar comigo essa imensidão e compreender o que, de verdade, o seu filho precisa. 

QUANDO A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM É “NORMAL”?

Primeiro, vamos voltar à história do oceano. Imagine um sol de verão e um mar delicioso, quando você mergulha, pode sentir o frescor da água e a beleza da natureza se revelando. Você vê pequenos peixes, outros bem maiores do que você esperava.

Você sente a água se mexer rapidamente, pois um peixe veloz passou por perto enquanto você admirava o andar calmo de um outro peixinho. Com atenção, você pode observar uma beleza escondida, e que se revela timidamente, por trás de alguma alga ou ouriço. 

Como é bom sentir e interagir com um ambiente tão diverso, não é mesmo?

Do mesmo modo ocorre em agrupamentos humanos, nas reuniões de trabalho, em casa com a família ou em sala de aula. Cada um com seu jeito único de ser, contribui e enriquece o ambiente.

Nós concordamos que cada pessoa é única em suas habilidades, certo? E porque não compreendermos também que cada criança, cada adolescente, cada aluno, também é único em seu modo de aprender?

Então, antes de pensar em medicação, é importante conhecer as características do processo de aprendizagem do seu filho. Responda:

  1. Quais são as suas preferências de aprendizagem?
  2. Quais áreas do conhecimento despertam seu interesse? 
  3. Ele tem dificuldades pontuais em alguns conteúdos específicos, quais? 
  4. Quando essas dificuldades se manifestaram e em quais circunstâncias?

Ao responder essas perguntas, talvez você perceba que as dificuldades do seu filho são aquelas do tipo que “faz parte”, e vencer desafios é algo que temos mesmo que fazer em todas as fases da vida. Mas isso não significa que devem ser deixadas de lado. ok?

Também pode ser que você veja que as dificuldades do seu filho são constantes e o acompanham há muito tempo, gerando impactos em todo o processo de aprendizagem.

Para cada um dos casos é necessário tomar as medidas mais adequadas e já te digo de antemão que a decisão final deverá ser tomada com a orientação de um profissional.

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 

estudos

As dificuldades de aprendizagem são mais comuns do que você possa imaginar. E o que tenho observado no meu dia a dia como educadora é que a maior parte das crianças e adolescentes acabam não sinalizando que estão com dificuldades e precisam de ajuda.

Por isso, muitas vezes, a dificuldade de aprendizagem só é revelada quando chega uma nota baixa ou alguma advertência escolar. E isso acaba por comprometer a autoconfiança do estudante e agravar ainda mais a situação.

Então, se você percebe que seu filho está desmotivado com a rotina escolar, se queixa de não compreender ou não gostar de determinadas matérias ou se nega a estabelecer uma rotina de estudos em casa, fique alerta!

Geralmente as dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por acontecimentos que geram frustração no estudante, e podem estar no campo familiar, escolar ou pessoal.

Conflitos familiares, óbito de um ente querido, a chegada de um irmão, mudança de escola, troca de professores e até mesmo problemas relacionados à autoestima e autoconfiança, podem estar na raiz das dificuldades de aprendizagem.

Assim, é importante compreender que dificuldade de aprendizagem é um termo genérico, relacionado a uma defasagem na aprendizagem, seja em uma ou mais competências, mas que não estão relacionadas ao desenvolvimento neurológico da criança ou adolescente.

Ou seja, a dificuldade de aprendizagem é momentânea. Encontrando as causas, que podem ser socioemocionais, e com o auxílio profissional adequado, muito provavelmente as dificuldades serão superadas e outras poderão surgir, claro. Seguindo o fluxo natural do desenvolvimento.

MÉTODO DE ENSINO INADEQUADO 

Outro motivo comum para as dificuldades de aprendizagem é a falta de adaptação aos métodos de ensino tradicionais. Quem nunca se perguntou: pra que eu preciso aprender isso? 

Isso acontece porque muitos conteúdos escolares são apresentados aos estudantes sem gerar uma conexão com a realidade vivida, ou pior, muitas vezes os conteúdos nem mesmo se relacionam com algum ponto de interesse da criança ou adolescente.

Desse jeito fica difícil encontrar bons motivos para estudar, não é mesmo? E não adianta dizer para uma criança ou adolescente que estudar é bom para o futuro e ponto, pois isso não faz nenhum sentido para ele, com a maturidade que ele possui. 

Nesse caso, o mais adequado é dialogar com a escola e buscar ajuda pedagógica profissional, para que o olhar do estudante frente ao aprendizado possa ser reconstruído. 

É por isso que aqui na Academia do Aprender nós promovemos uma aprendizagem significativa, ultrapassando as barreiras da grade curricular e aproximando os conteúdos escolares da realidade cognitiva, fisiológica, familiar e social de cada aluno.

aula online

Clique aqui para conhecer um pouco mais do nosso trabalho.

Mas ainda não pare a sua leitura! Pode ser que a questão do seu filho vá além das dificuldades de aprendizagem e entre no campo dos transtornos de aprendizagem, e aí precisamos conversar um pouco mais.

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Enquanto as dificuldades de aprendizagem, abordadas até aqui, se caracterizavam principalmente por sofrerem forte interferência de fatores externos, as dificuldades que decorrem de transtornos de aprendizagem são principalmente de ordem neurológica.

Os transtornos de aprendizagem estão relacionados a disfunções do sistema nervoso central e geram problemas na aquisição e processamento das informações fornecidas pelos ambientes.

Mas é principalmente na escola que essas dificuldades geradas pelos transtornos de aprendizagem ficam mais evidentes. Por isso, esteja sempre atenta ao desenvolvimento escolar do seu filho. 

Ter um transtorno na aprendizagem não significa que as dificuldades não poderão ser superadas, poderão sim e serão, desde que sejam tratadas de maneira adequada. E é isso que queremos, certo?

Nesse momento cabe relembrar daquela rica diversidade que encontramos em nosso mergulho, para aceitarmos que apresentar um transtorno da aprendizagem não significa nada além de que existe ali um ser único.

O estudante com transtorno na aprendizagem tem um funcionamento próprio, e dando a ele as ferramentas e o tratamento adequado, todo o seu potencial de aprendizagem será alcançado.

Assim, se seu filho apresenta dificuldades relacionadas à leitura, escrita ou cálculos, de forma insistente. Pode ser uma dificuldade isolada ou associada a outras dificuldades, e você não consegue identificar fatores externos relacionados. É válido considerar a possibilidade de um transtorno na aprendizagem. 

MEDICAÇÃO NO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

Mas e se ele apresenta um distúrbio na aprendizagem, ele será medicado?

Agora você já sabe que dificuldade de aprendizagem nem sempre significa um distúrbio ou transtorno na aprendizagem. Posso afirmar, então,  que é possível supor porque o seu filho está enfrentando dificuldades escolares, mas ainda não podemos bater o martelo.

É primordial buscar conhecimento, e o próximo passo para ajudar seu filho de forma efetiva é agendar uma avaliação profissional. Comece por um neurologista infantil, mas saiba que para um bom diagnóstico será envolvida uma equipe multidisciplinar.

São muitos os possíveis diagnósticos: Dislexia, Discalculia, Disgrafia, TDAH, etc. Além de outros transtornos que se relacionam, e por isso os tratamentos podem variar caso a caso.

Identificar qual é o transtorno que está dificultando a aprendizagem do seu filho será libertador! 

Seguindo as orientações médicas que poderão ou não envolver a introdução de uma medicação, já será um grande passo.

E para ajudar seu filho a resgatar a sua autoestima e motivação para estudar, você pode contar com o Acompanhamento Escolar Personalizado da Academia do Aprender.

Clique abaixo e agende um horário com a gente.

aula online

Sobre a autora,

Flavia Bosi Leal

Flávia BosiLeal
Fundadora e CEO da Academia do Aprender.
Especialista em metodologias ativas, Mestranda em Educação e integrante efetiva do grupo de pesquisa em Educação e Desenvolvimento Moral do Adolescente, na Universidade Metodista de SP. Atuo há mais de 10 anos ensinando conteúdos escolares de forma inclusiva e acessível a crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos na aprendizagem.